Powered By Blogger

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O QUE É BIOLOGIA?


Biologia é a ciência que estuda a vida. Levantamentos históricos indicam que este ramo do conhecimento humano desenvolveu-se a partir do século VI a.C., na Grécia antiga, com os estudos do filósofo Alcméon, integrante da escola de pitagórica de Crotona, que se dedidcou a procurar respostas às indagações do homem sobre a vida. Alcméon elaborou a hipótese de que "o homem se diferencia dos animais porque pensa". Por esta razão, esse filósofo é considerado o "pai da biologia".
Os aspectos relacionados à biologia foram analisados como ciência a partir de 415 a.C., quando o filósofo grego Platão (428 a.C.-347 a.C.) registrou, em sua obra Timeu, as prineiras advertências com relação à preservação do ambiente: "Em relação ao que foi outrora, nossa terra transformou-se num esqueleto de um corpo descarnado pela doença. As partes gordas e macias desapareceram e tudo o que resta è a carcaça nua".
Anos depois, Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), u, dos discípulos de Platão, fez a primeira classificação dos animais e das plantas, de acordo com as semelhanças existentes entre eles. Em sua obra História dos animais, ele definiu a vida como "uma transição geral do inanimado para o vivo, de modo que permenece desconhecido o momento em que um principia e o outro termina". Com base nessas idéias, Aristóteles elaborou a hipótese da geração espontânea, segundo a qual existia um "princípio ativo" capaz de transformar a matéria inanimada em matéria viva.
Embora tenha suas raízes na antiguidade, a ciência da vida só recebeu a denominação "biologia" em 1801, com o cientista francês Jean-Baptista Lamarck (1744-1829). O termo - do grego bios (vida) e logos (estudo)- foi usado pela primeira vez por Lamarck quando escreveu o trabalho científico chamado "Hydro géologie". No ano seguinte, o alemão Gouttfried Trevinarus (1776-1837) imortalizou o termo com sua notável obra biologie, editada em seis volumes, na qual se referia à biologia como "o conjunto das ciências que estudam os seres vivos".

2 comentários: