Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

COMO VAI A SUA COLUNA?


A saúde é um direito do cidadão. Muitas vezes, a harmonia do corpo pode ser prejudicada por uma postura incorreta, o que provoca males na coluna vertebral. Para manter o sistema osteoarticular saudável, precisamos desenvolver bons hábitos de postura corporal, como andar ereto, sentar corretamente, apoiar adequadamente o corpo quando parado e saber dormir.

Como vestir roupas

Evite dobrar o corpo para vestir calças ou calçar sapatos. Procure uma posição confortável, sentando-se em uma cadeira ou na beira da cama.



O uso do travesseiro

Dormir de lado (cabeça): nessa posição, o travesseiro deve ser mais alto e acompanhar o conforto dos ombros.
Dormir de barriga para cima: nessa posição, escolha um travesseiro baixo.
Dormir de lado (corpo): coloque um travesseiro entre as pernas, evitando que uma perna pressione a outra.

A - Postura no Computador

Ajustar a distância entre seus olhos e o monitor do computador, ajudar a melhorar a postura de sentar

Como Sentar-se corretamente

B - Em qualquer situação procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Evite sentar-se torto.

Como sentar-se corretamente


CIFOSE, LORDOSE E ESCOLIOSE

Lordose

É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose).

Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são factores de risco.

Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as actividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose).

A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.

Cifose

É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente.

Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

ESCOLIOSE

A coluna, vista por detrás deve ser "recta", sendo a escoliose uma deformação da coluna na qual ela desvia para um dos lados. Por vezes existem desvios da coluna que se devem a maus hábitos posturais a que se dá o nome de atitude escoliótica. A atitude escoliótica é corrigida corrigindo a postura e os maus hábitos posturais. No entanto isso requer tempo e muita vontade tal como exercícios por forma a corrigir a atitude escoliótica.

A escoliose pode aparecer em qualquer idade mas ela acentua-se com o crescimento ou seja desenvolve-se ou aumenta com o crescimento e com as más posturas, sendo muitas das vezes as más posturas uma boa indicação de que algo não está bem com o corpo.

Corrigir a escoliose

A nível médico: A nível médico as soluções passam pelo uso de coletes ou mesmo pelo uso da cirurgia nos casos mais avançados ou que não reagem ao uso do colete.Escusado será dizer que a cirurgia é sempre um método invasivo e que deveria ser evitado sempre que possível.

Quanto ao colete, para além do desconforto que ele provoca, pode ser causa de problemas emocionais sobretudo em crianças e adolescentes que se podem sentir inferiores devido ao seu uso.

A nível de fisioterapia podem-se usar várias abordagens para ajudar a corrigir a escoliose, sendo um dos métodos que melhor consegue resolver essa patologia. Pode-se juntar a natação e algumas secções de relaxamento, alongamentos e fortalecimento muscular.

Outras abordagens podem incluir massagem, osteopatia, quiroprática, e muitas outras abordagens ou terapias.

Outras abordagens

Uma vez que as causas da escoliose podem ser muitas, há que as saber detectar e corrigir.

Infelizmente os meios de diagnóstico passam quase sempre pelo uso do raio X e pela visualização da coluna. As causas da escoliose não são detectáveis nos exames médicos actualmente disponíveis.

Todos os exames, vêm apenas as consequências. E ver apenas as consequências não permite ver nem tratar as causas.

Infelizmente só pessoas treinadas e com boa sensibilidade conseguem detectar e corrigir muitas das causas da escoliose tal como as causas de muitos outros problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário