Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ATÉ QUE PONTO SOMOS OTÁRIOS?


FAVOR ANALISAR COM MUITA ATENÇÃO!!UM ABSURDO.

Sinceramente, não sei se o cálculo desse exemplo abaixo está correto.......mas outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g ,ao preço de R$ 1,99. Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3 g a 10 g . Cheguei em casa
e resolvi fazer os cáculos e constatei que estava pagando proporcionalmente, R$ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma
especiaria vale tudo isso ?
Agora, com mais estes exemplos (abaixo) de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação que as indústrias utilizam-se "espertamente" desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando pelos produtos.

TODOS os fabricantes e comerciantes deveriam ser obrigados por lei (mas uma?!) a estamparem em locais visíveis, os valores em kg, em metro,em litro etc. de todas e quaisquer mercadorias com embalagens inferiores aos seus padrões de referências.
Entendo que o consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e comerciantes em seus produtos.

VEJAM O ABSURDO:
Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro?
Resposta: TINTA DE IMPRESSORA!

VOCÊ JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO?
Veja o que estão fazendo conosco!
Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama mais.
Há pouco tempo as impressoras eram caras e barulhentas. Com as
impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram
descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e
facilidade das novas impressoras.

Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes:
oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada
vez mais e mais caros. Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto
de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora.

Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposição de cartuchos.
VEJA ESTE EXEMPLO:
Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00.. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00. Daí, você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns
R$ 90,00 (para vender rápido). Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica.
Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser "tecnologia de ponta". Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de
tinta (mantendo o preço).Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a Champagne Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29.
Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta! A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$ 75,00. Fazendo as contas: 1.000 ml / 5.5 ml = 181 cartuchos R$ 75,00 = R$ 13.575,00.

Veja só: R$ 13.575,00 por um litro de tinta colorida. Com este valor,
podemos comprar, aproximadamente:

- 300 gr de OURO;
- 3 TVs de Plasma de 42';
- 1 UNO Mille 2003;
- 45 impressoras que utilizam este cartucho;
- 4 notebooks;
- 8 Micros Intel com 256 MB.

Ou seja, um assalto!

Um comentário:

  1. UM OUTRO BOM EXEMPLO DESTA MANOBRA ESTRATÉGICA DE MARKETING É FEITA PELOS RESTAURANTES SELF-SERVICE: JÁ NÃO ANUNCIAM MAIS O PREÇO POR QUILO. BOTAM 1,99 POR 100 GRAMAS. MAS QUEM COME 100 GRAMAS NUM SELF-SERVICE??? ( O PREÇO DO QUILO ASSUSTARIA MAIS, LÓGICO). OUTRA COISA, SERÁ QUE OS LOJISTAS NÃO CANSAM DE ANUNCIAR OS CENTAVOS??? QUEM NÃO SABE QUE R$ 19,99 É 20 PRATAS??? OS CÁLCULOS SÃO PRECISO SIM. APENAS PARA JUSTIFICAR O BAIXO CUSTO DE ALGUMAS IMPRESSORAS, O QUE ACONTECE (ALÉM DA EXPLORAÇÃO) É O SEGUINTE: TODAS IMPRESSORAS QUE NÃO POSSUEM "CABEÇAS DE IMPRESSÃO" (NESTE CASO A CABEÇA ESTÁ NO PRÓPRIO CARTUCHO) TEM UM PREÇO "ACESSÍVEL" AO EQUIPAMENTO E CARTUCHOS CARÍSSIMOS (JÁ QUE É NESTE QUE FICAM AS CABEÇAS DE IMPRESSÃO), EXEMPLO DA HP. POR OUTRO LADO, TODAS AS IMPRESSORAS QUE JÁ POSSUEM AS CABEÇAS DE IMPRESSÃO NO PRÓPRIO EQUIPAMENTO SÃO MAIS CARAS E POSSUEM CARTUCHOS MAIS BARATOS, A EXEMPLO DAS EPSON. O QUE É MELHOR? SÓ SABEREMOS SE DER DEFEITO NUMA DAS PARTES MAIS SENSÍVEIS DA IMPRESSORA: AS TAIS CABEÇAS. QUEBRANDO ISSO NA HP, BASTA COMPRAR UM NOVO CARTUCHO. QUEBRANDO ISSO NUMA EPSON, TEREMOS QUE COMPRAR UMA NOVA!

    ResponderExcluir