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domingo, 18 de agosto de 2013

Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e a Biologia no Enem

O que esperar do Enem 2013?
O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, em sua versão 2013, apresentará 45 questões objetivas referentes à área do conhecimento “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, cujos componentes curriculares são Química, Física e Biologia.
Segundo o edital, tal prova, de uma maneira geral, busca verificar o domínio das linguagens do aluno, seu nível de compreensão de fenômenos, capacidade de enfrentar situações-problema, de construir argumentações e de elaborar propostas.

Especificamente em “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, espera-se que ele seja capaz de:

– Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
– Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
– Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
– Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
– Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
– Apropriar-se de conhecimentos da física, química e biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Uma vez que, no ENEM, os componentes curriculares não são divididos; as questões tendem a relacionar as diversas abordagens dadas a um mesmo conteúdo, dentro de disciplinas diferentes. Além disso, é recorrente o uso de textos explicativos, imagens e gráficos que, desde que bem interpretados, podem fornecer automaticamente a resposta da questão. Por este motivo, é sempre bom ler/observar mais de uma vez cada um desses itens adicionais à pergunta. Outra dica é estar atento à possibilidade de ser requerido o uso de ferramentas básicas da Matemática.
As questões referentes às Ciências da Natureza e suas Tecnologias abordam bastante a temática ambiental. Embora algumas delas se utilizem de recursos que, à primeira vista, poderiam ser de difícil compreensão – como é o caso de legislações ambientais –, por serem cobrados aspectos relacionados ao nosso cotidiano e/ou interpretação, elas acabam se apresentando de média à fácil resolução. Vale ressaltar, também, que é recorrente a presença de questões relacionadas a fontes de energia, principalmente as alternativas.
Especificamente sobre a Biologia, considerando os conteúdos abordados nas questões das provas de 2008 a 2012, o aluno deverá dar uma atenção especial aos temas de ecologia, e de saúde pública e doenças em geral. Além deles, evolução, genética, biologia celular, fisiologia animal e vegetal (com destaque para o funcionamento dos sistemas do corpo humano), e biotecnologias – transgenia (aqui e aqui), clonagem, etc.; também merecem destaque.
Uma observação oportuna é o fato de a questão 90, da prova amarela do Enem de 2010, ter abordado os príons: partículas infecciosas descobertas por Stanley Prusiner, que posteriormente recebeu o Prêmio Nobel, por essa pesquisa. Por via das dúvidas, não custa nada estudar com afinco também esse assunto. Neste link você encontra informações sobre isso.
Bons estudos!

Biologia no ENEM: conteúdo programático e fontes de estudo

- Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo.
- Divisão celular (mitose e meiose).
- Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular.
- Metabolismo energético: fotossíntese e respiração.
- Codificação da informação genética.
- Síntese proteica.
- Diferenciação celular.
- Principais tecidos animais e vegetais (aqui e aqui).
- Origem e evolução das células.
- Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante.
- Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos.
- Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos.
- Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade.

2- Hereditariedade e diversidade da vida
- Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias.
- Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade.
- Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano.
- Antígenos e anticorpos (também aqui!).
- Grupos sanguíneos (aqui e aqui também!), transplantes (outro aqui e este, sobre transplante de medula óssea) e doenças autoimunes.
- Neoplasias e a influência de fatores ambientais (confira aqui nossa seção sobre esse assunto).
- Mutações gênicas e cromossômicas.
- Aconselhamento genético.
- Fundamentos genéticos da evolução.
- Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica (e também aqui).

3- Identidade dos seres vivos
- Níveis de organização dos seres vivos.
- Vírus, procariontes e eucariontes: Reinos Protoctista, Plantae (aqui também!), Fungi e Animalia.
- Autótrofos e heterótrofos (nutrição dos seres vivos).
- Seres unicelulares (bactérias e archaeas, alguns protozoários e algas, e alguns fungos) e pluricelulares (vegetais, animais; e alguns protozoários, algas e fungos).
- Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos (aqui, aqui e aqui).
- Tipos de ciclo de vida.
- Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos.
- Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes.
- Embriologia, anatomia e fisiologia humana.
- Evolução humana.
- Biotecnologia e sistemática.

4- Ecologia e ciências ambientais (aqui, conceitos de Ecologia)
- Ecossistemas: fatores bióticos e abióticos.
- Habitat e nicho ecológico.
- A comunidade biológica: teia alimentar (e aqui), sucessão e comunidade clímax.
- Dinâmica de populações.
- Interações entre os seres vivos (relações intraespecíficas e relações interespecíficas).
- Ciclos biogeoquímicos (ciclos da água, carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e fósforo).
- Fluxo de energia no ecossistema.
- Biogeografia.
- Biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal).
- Exploração e uso de recursos naturais (e também aqui).
- Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento (aqui também); erosão; poluição da água, do solo e do ar (aqui também).
- Conservação e recuperação de ecossistemas.
- Conservação da biodiversidade.
- Tecnologias ambientais.
- Noções de saneamento básico.
- Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.

5- Origem e evolução da vida
- A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação.
- Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos.
- Teorias de evolução (confira a nossa seção!).
- Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies.
- A teoria evolutiva de Charles Darwin (aqui e aqui também).
- Teoria sintética da evolução.
- Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.

6- Qualidade de vida das populações humanas
- Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano.
- Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
- Índice de desenvolvimento humano.
- Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia.
- Noções de primeiros socorros.
- Doenças sexualmente transmissíveis.
- Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade (também aqui).
- Violência e segurança pública.
- Exercícios físicos e vida saudável (visite também esta seção!).
- Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável.
- Legislação e cidadania.