Powered By Blogger

sábado, 19 de maio de 2012

REVISÃO GERAL PARA AVALIAÇÃO

VITAMINAS

1) pergunta:Radicais livres, que se originam de reações químicas das quais o O2 participa, têm efeitos nocivos sobre as membranas biológicas. Agindo sobre as duplas ligações dos ácidos graxos das lipoproteínas, comprometem as funções de tais membranas.

1. Entre as substâncias que protegem as membranas lipoprotéicas da ação do oxigênio está a vitamina E. Pode-se, portanto, concluir que essa vitamina atua como:

a) oxidante.

b) anti-oxidante.

c) anti-redutor.

d) catalisador.

e) auto-regulador.

resposta:B

2) pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

2. Nos últimos anos, tem sido crescente o uso indiscriminado de medicamentos à base de vitaminas. Sobre essas substâncias reguladoras do metabolismo é correto afirmar que:

01. o excesso de vitaminas hidrossolúveis pode trazer problemas porque se acumulam no organismo atingindo níveis de toxicidade;

02. as vitaminas lipossolúveis dissolvem-se bem em gorduras e não se acumulam no organismo; 04. são lipossolúveis as vitaminas A, D, E e K;

08. normalmente, não há a menor necessidade de tomar medicamentos à base de vitaminas quando o indivíduo recebe uma dieta variada, com carne, leite, legumes, verduras e frutas;

16. as vitaminas D e K são utilizadas para retardar o envelhecimento, pois funcionam como antioxidantes, reparando, assim, os danos causados pelos radicais livres.

Soma ( ) resposta:08 + 04 = 12

3) pergunta:PERNILONGOS ESCOLHEM SUAS VÍTIMAS PELO CHEIRO

Se você diz que pernilongos gostam mais de morder a sua pele que a dos outros, talvez você não esteja dizendo nenhum absurdo. O entomologista Jerry Butler montou um espécie de olfactômero e constatou, num trabalho para a Universidade da Flórida, nos EUA, que, quando saem em busca do sangue necessário para o trabalho de pôr ovos, pernilongos fazem sua escolha, principalmente, a partir do cheiro.

Butler descobriu, auxiliado pela pesquisadora Karan Mckenzie, que pernilongos conseguem detectar um odor até a uma distância de 60 quilômetros: a respiração ou o suor de um corpo, misturado a outras substâncias, fica no ar, e vão sendo rastreados. Uma das preferências notadas no teste são odores decorrentes do ácidos lático e do ácido úrico.

http://www.galileuon.com.br/nd/20000828.htm 3. Suponha que um determinado pernilongo esteja com deficiência de vitamina A e que procure uma fonte rica nesta vitamina. Tem que optar por picar indivíduos entre um grupo de pessoas sofrendo de doenças carenciais. Dentre pacientes acometidos das doenças a seguir, deve ser PRETERIDO o que se apresenta:

a) beribéri.

b) cegueira noturna.

c) escorbuto.

d) raquitismo.

e) queilose.

Resposta: B

4) pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

Um homem adulto na faixa etária entre 18 - 30 anos, com aproximadamente 70 kg de peso, se ficar sentado o dia inteiro em uma cadeira sem fazer nada, exceto comer, necessita de 1700 calorias diariamente, sendo esse valor considerado a quantidade basal normal suficiente de energia apenas para sobreviver. A seguir são mostrados os requisitos diários de algumas vitaminas:

A - 5000 UI

C - 45 mg

D - 400 UI

E - 15 UI

UI ( unidade internacional)

Fonte: Guyton, 1985 Sobre essas informações julgue os itens.

( ) Ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, tem como função manter a normalidade as substâncias intercelulares de todo o corpo. A deficiência dessa vitamina produz a incapacidade de cicatrização dos ferimentos, caracterizando de modo geral a doença escorbuto.

( ) A vitamina A está relacionada com a manutenção da integridade do epitélio germinativo do sistema reprodutor masculino e a deficiência dessa vitamina pode levar à esterilidade.

( ) A vitamina D promove a reabsorção de cálcio pelo tubo digestivo, sem as quantidades adequadas dessa vitamina, os ossos ficam descalcificados, podendo levar ao quadro de raquitismo.

( ) A vitamina E é necessária à formação de protrombina e de vários outros fatores de coagulação.

resposta:V F V F

5) pergunta:Caros candidatos; Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema.

Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente. Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia.

Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo.

Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!! 5. Ribossomildo salienta que vegetais, existentes na mata atlântica são importantes fontes naturais de vitaminas. Informa que as vitaminas são

a) componentes do grupo das aminas e necessárias à manutenção da saúde.

b) requeridas em pequenas doses diárias e não podem ser sintetizadas pelos animais.

c) necessárias aos organismos e podem funcionar como cofatores de reações enzimáticas.

d) encontradas naturalmente nos alimentos e constituem fontes de energia.

resposta:C

6) pergunta:Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteróides e carotenóides.

a) Como o organismo humano obtém os carotenóides? Que relação têm com a visão?

b) A quais das funções citadas no texto acima os esteróides estão relacionados? Cite um esteróide importante para uma dessas funções.

c) Cite um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais.

resposta:

a) Cenoura, tomate, mamão e outros vegetais são ricos em carotenóides. A vitamina "A" é essencial para a síntese dos pigmentos visuais.

b) Controle hormonal. Testosterona, estrógenos e progesterona são exemplos.

c) Animais: tecido conjuntivo adiposo subcutâneo. Vegetais: sementes.

7) pergunta:OSTEOPOROSE AFETA 25% DAS MULHERES NA MENOPAUSA. ("Folha de São Paulo", 17-09-95)

Para prevenção da osteoporose recomendam-se, entre outras medidas, caminhadas e sol. Esse tratamento preventivo leva o organismo a produzir

a) estrogênios, que reduzem a atividade osteoclástica dos ossos.

b) estrogênios, que são necessários para uma maior absorção de cálcio e de fosfato nos ossos.

c) vitamina A, que é o radical prostético de enzimas que atuam na absorção de cálcio e fósforo.

d) vitamina C, necessária nos processos de cicatrização das fraturas, por aumentar a atividade osteoblástica dos ossos.

e) vitamina D, que aumenta a absorção do cálcio pelo intestino.

resposta:E

8) pergunta:Os sintomas a seguir numerados se referem aos efeitos mais marcantes da carência de algumas vitaminas no organismo humano.

I. Deformação no esqueleto e anomalias da dentição.

II. Secura da camada córnea do globo ocular e deficiência visual em ambiente de luz fraca.

III. Dificuldade de coagulação do sangue.

IV. Inflamação da pele e das mucosas, com sangramento.

Esses sintomas estão associados, respectivamente, à carência das vitaminas

a) D, E, C e A

b) K, A, B e D

c) B, K, A e C

d) B, D, K e A

e) D, A, K e C

resposta:E

9) pergunta:No homem, a carência da vitamina ________ provoca a chamada cegueira noturna, um problema visual caracterizado por dificuldade para enxergar em situações de luz fraca. Essa vitamina é necessária, pois associa-se a proteínas dos bastonetes, os quais são células fotorreceptoras da _________ que permitem a visão da luminosidade.

Preenchem de forma correta as lacunas do texto, os termos contidos na alternativa:

a) A / córnea
b) A / retina
c) C / córnea
d) E / íris
e) E / retina

10) pergunta:Uma equipe de pesquisadores de vários países desenvolveu um tomate transgênico que contém três vezes mais betacaroteno que o fruto comum. O betacaroteno é uma substância que o corpo transforma em determinada vitamina. A falta dessa vitamina está associada a problemas do coração, da visão e de alguns tipos de câncer. Segundo a UNICEF, até 2 milhões de crianças com menos de quatro anos deixariam de morrer anualmente se ingerissem mais a referida vitamina.

Adaptado de "O GLOBO". Rio, 29 de maio 2000.

O texto refere-se à vitamina
a) A.
b) B6.
c) C.
d) D.
e) B1.

resposta:A

LIPÍDIOS

1- pergunta:Radicais livres, que se originam de reações químicas das quais o O2 participa, têm efeitos nocivos sobre as membranas biológicas. Agindo sobre as duplas ligações dos ácidos graxos das lipoproteínas, comprometem as funções de tais membranas.

Estrutura lipoprotéica, portanto sujeita à ação danosa do oxigênio, está presente
a) somente na membrana plasmática.
b) somente nas membranas mitocondriais.
c) somente nas membranas plasmática e nuclear.
d) somente no retículo endoplasmático e na membrana nuclear.
e) em todo o sistema de membranas das células.

resposta:E

2- pergunta:Uma célula secretora apresenta, como organela mais desenvolvida, o retículo endoplasmático liso. Pode-se concluir que esta célula produz
a) aminoácidos.
b) proteínas.
c) muco.
d) glicoproteínas.
e) lipídios.

resposta:E

3- pergunta:Os hormônios esteróides - substâncias de natureza lipídica - são secretados a partir de vesículas provenientes, diretamente, do:
a) Retículo endoplasmático liso
b) Retículo de transição
c) Complexo de Golgi
d) Retículo endoplasmático granular
e) Peroxissomo

resposta:C

4- pergunta:Desde o início da teoria celular até hoje, muito se tem descoberto acerca da célula, de suas organelas e características, e a respeito dos processos bioquímicos que nelas ocorrem. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

(0) O movimento citoplasmático, conhecido como ciclose, é visível ao microscópio óptico e tem intensidade inversamente proporcional à temperatura.
(1) Alterações na concentração dos íons provocam, nas células, modificações profundas na permeabilidade, na viscosidade e na capacidade de resposta a estímulos.
(2) Mitocôndrias, retículo endoplasmático e lisossomos são comuns às células procarióticas e às eucarióticas.
(3) O número de cloroplastos de uma célula é determinado geneticamente, mantendo-se estável ao longo da vida celular.
(4) O açúcar das frutas é produzido durante o processo de fotossíntese.
(5) O fumo e a atividade física regular têm papéis antagônicos na destruição do excesso de colesterol.

resposta:Itens corretos: 1 e 5
Itens errados: 0, 2, 3 e 4

5- pergunta:"A margarina finlandesa que reduz o COLESTEROL chega ao mercado americano ano que vem."
(JORNAL DO BRASIL, 23/07/98)

"O uso de ALBUMINA está sob suspeita" (O GLOBO, 27/07/98)

"LACTOSE não degradada gera dificuldades digestivas" (IMPRENSA BRASILEIRA, agosto/98)

As substâncias em destaque nos artigos são, respectivamente, de natureza:
a) lipídica, protéica e glicídica.
b) lipídica, glicídica e protéica.
c) glicídica, orgânica e lipídica.
d) glicerídica, inorgânica e protéica.
e) glicerídica, protéica e inorgânica.

resposta:A

6- pergunta:Com relação às substâncias químicas dos seres vivos resolva os itens a seguir:
a) Qual é a forma de armazenamento dos carboidratos nos tecidos animais e vegetais, respectivamente?
b) Qual é a unidade monomérica dos ácidos nucléicos?
c) Em qual tipo de lipídeo são classificados os óleos e gorduras?
d) Cite um dos aspectos que permite distinguir as diversas proteínas.

resposta:
a) Animais: glicogênio
Vegetais: amido
b) Nucleotídeos.
c) Glicerídeos.
d) Estrutura terciária
Grupo prostético

7- pergunta:Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteróides e carotenóides.
a) Como o organismo humano obtém os carotenóides? Que relação têm com a visão?
b) A quais das funções citadas no texto acima os esteróides estão relacionados? Cite um esteróide importante para uma dessas funções.
c) Cite um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais.

resposta:
a) Cenoura, tomate, mamão e outros vegetais são ricos em carotenóides. A vitamina "A" é essencial para a síntese dos pigmentos visuais.
b) Controle hormonal. Testosterona, estrógenos e progesterona são exemplos.
c) Animais: tecido conjuntivo adiposo subcutâneo.
Vegetais: sementes.

8- pergunta:Os esteróides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Complete os quadros a seguir com informações sobre este composto.
a) Duas principais funções do colesterol:
b) Duas origens do colesterol sangüíneo:

resposta:
a) As duas principais funções do colesterol são: participar da composição estrutural das membranas dos animais e ser precursor de hormônios sexuais (estrógenos, andrógenos e progesterona).
b) O colesterol sangüíneo tem origem endógena ou exógena (proveniente da dieta).

9- pergunta:O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes papéis no organismo. Analise os itens a seguir.
I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular.
II. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteróides.
III. O colesterol participa da síntese dos sais biliares.

Da análise dos itens, é correto afirmar que:
a) somente I é verdadeiro.
b) somente II é verdadeiro.
c) somente III é verdadeiro.
d) somente I e II são verdadeiros.
e) I, II e III são verdadeiros.

resposta:E

10- pergunta:Considere as afirmativas a seguir, relacionadas ao metabolismo.

I - O glicogênio é a forma de armazenamento da glicose.
II - As proteínas são degradadas, produzindo amônia, e esta é, posteriormente, transformada em uréia.
III - O ácido graxo é o principal produto da metabolização dos lipídos.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
e) I, II e III

resposta:E